Terapia de dessensibilização e reprocessamento de movimentos oculares
O EMDR é uma forma única e não tradicional de psicoterapia, projetada para diminuir sentimentos negativos associados às memórias de eventos traumáticos. Ao contrário da maioria das formas de terapia da fala, o EMDR se concentra menos no evento traumático em si e mais nas emoções e sintomas perturbadores que resultam do evento. O tratamento inclui uma técnica de movimento feito executada terapeuta para orientar os movimentos oculares do cliente de um lado para o outro, semelhante a assistir um pêndulo balançar. Esta estimulação bilateral pode ser realizada através do movimento de uma das mãos, fone de ouvido, régua com luzes ou estimulador tátil.
Quando é usado
O EMDR foi desenvolvido originalmente para tratar os sintomas de transtorno de estresse pós- traumático, ansiedade e fobias. Alguns terapeutas também usam o EMDR para tratar depressão, distúrbios alimentares, esquizofrenia, disfunção sexual e estresse causado por doenças crônicas, além de outras.
O que esperar
Nos estágios iniciais da terapia, você discutirá seus problemas e sintomas e não precisará necessariamente revelar todos os detalhes de suas experiências traumáticas. Em vez disso, vamos concentrar nos pensamentos e sentimentos negativos relacionados já com a intenção de substituí-los por pensamentos e crenças positivas.
Você aprenderá técnicas para ajudá-lo a lidar com sentimentos perturbadores. O objetivo dessa técnica é ajudá-lo a dessensibilizar e reprocessar completamente seus sentimentos negativos feito isso, as sessões futuras são dedicadas a reforçar e fortalecer sentimentos e crenças positivas até que você chegue a um ponto em que possa trazer lembranças do evento traumático sem experimentar a negatividade que o levou à terapia.
Como funciona
O objetivo do EMDR é processar completamente as experiências passadas e resolver emoções associadas a essas experiências. Pensamentos e sentimentos negativos que não são mais úteis são substituídos por pensamentos e sentimentos positivos que incentivarão comportamentos saudáveis e interações sociais. Por fim, os clientes aprendem a lidar com situações estressantes.
A terapia com EMDR ocorre em oito fases:
1) História e planejamento do tratamento
2) Preparação, para estabelecer confiança e explicar o tratamento em profundidade
3) Avaliação, para estabelecer sentimentos negativos e identificar substituições positivas
4) Dessensibilização, que inclui a técnica de movimento ocular
5) Instalação, para fortalecer substituições positivas
6) Escaneamento corporal, para ver se o cliente agora é capaz de trazer à tona memórias de trauma sem experimentar sentimentos negativos que não são mais relevantes ou se é necessário reprocessar
7) Encerramento, que ocorre no final de cada sessão
8) Reavaliação, que ocorre no início de cada sessão
Referências
Associação Internacional EMDR . Acessado em 8 de fevereiro de 2017.
Shapiro F. Dessensibilização e reprocessamento do movimento ocular (EMDR) para transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Instituto de Pesquisa Mental.
Arkowitz H e Lilienfeld SO. EMDR: Olhando mais de perto. Americano científico. 1 de agosto de 2012.
Shapiro F. O papel da dessensibilização dos movimentos oculares e da terapia de reprocessamento na medicina: abordando os sintomas psicológicos e físicos decorrentes de experiências adversas na vida. The Permanente Journal. Winter 2014; 18 (1): 71-77
Fonte: Psychology Today
Adaptado por Ivan Luiz Rosa